Title: Towards Guidelines for Building a Business Case and Gathering Evidence of Software Reference Architectures in Industry
Abstract: Software reference architectures are becoming widely adopted by organizations that need to support the design and maintenance of software systems of a shared domain. For organizations that plan to adopt this architecture-centric approach, it becomes fundamental to analyze the return on investment and to understand how software reference architectures are designed, maintained, and used. Unfortunately, there is little evidence-based support to help organizations with these challenges. In this talk, we describe the context and results obtained in an industry-academia collaboration between GESSI, our research group, and everis, an IT consulting firm with more than 10,000 employees that run software reference architecture projects. The main results of this collaboration have been: (a) REARM, a reuse-based economic model for software reference architectures; and (b) industrial evidence about the benefits and drawbacks as well as the artifacts of software reference architectures. The final goal of this research is to construct empirically-grounded guidelines that support organizations to decide on the adoption of software reference architectures and to gather evidence to improve RA-related practices. We will present how the results from our industry-academia collaboration are being packaged in order to create guidelines that could be used in similar contexts as the one of everis. Finally, lessons learned from our industry-academia collaboration will be presented.
Slides: <aqui>
Aluno: Ricardo Ramos de Oliveira
Título: Investigação de uma Abordagem para o Teste como Serviço (TaaS) na Computação em Nuvem
Resumo: A computação em nuvem está abrindo novos horizontes de oportunidade para o teste de software. Os testes baseados em nuvem têm o potencial de oferecer uma atraente combinação de menores custos, pagamento por uso e eliminação de despesas de capitais iniciais com infraestrutura, licenças de ferramentas, configuração e manutenção de ambientes de teste. A redução de custos é o principal fator que influencia as empresas na adoção da nuvem. A computação em nuvem não só mudou a forma de obtenção de recursos de computação, como também a forma de gerenciar e principalmente entregar serviços de computação, tecnologias e soluções. Do mesmo modo, o Teste como Serviço (Testing as a Service, TaaS) é considerado como um novo modelo de negócio e de serviço que proporciona uma maneira eficiente e eficaz de garantir a qualidade do teste de software permitindo atender aos padrões de qualidade, requisitos e necessidades dos consumidores por meio da internet. Neste contexto, é sabido que a computação em nuvem também facilita e oferece oportunidades para o desenvolvimento de técnicas de teste de software mais eficazes e escaláveis. Todavia, existem diversos novos problemas que limitam a utilização dessas novas tecnologias de maneira efetiva, tais como a falta de padronização na criação dos testes e de interoperabilidade entre as plataformas de TaaS, ocasionando o lock-in, ou seja, o aprisionamento do usuário ao fornecedor específico ou serviço de teste, causado pela dificuldade em migrar os testes de um provedor TaaS para outro. Partindo dessas limitações, o objetivo deste trabalho é investigar uma solução para o problema conhecido por lock-in no contexto de Teste como Serviço (TaaS) por meio da abordagem de uma especificação padrão de referência, a nível de protocolo HTTP. Assim, pretende-se possibilitar a execução de testes funcionais de uma aplicação que ao mesmo tempo seja independente de linguagem de programação e das tecnologias do fornecedor TaaS, e permitir, dessa forma, maior flexibilidade com o desacoplamento entre ambas as entidades.
Nenhum comentário:
Postar um comentário