segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Seminários do dia 17/09/2014

Material do seminário do LabES realizado no dia 17 de setembro


O seminário contou com duas apresentações sobre os projetos de pesquisa dos alunos: Thiago Gottardi (doutorado) e Vânia de Oliveira Neves (doutorado).


Resumos dos seminários:

Aluna: Vânia de Oliveira Neves

TítuloHeurísticas para seleção da população inicial de algoritmos de teste baseado em busca para software controlador de veículos autônomos

Resumo: Prévia do artigo publicado no SAST. No artigo é apresentado um estudo realizado com base em logs coletados em testes de campo de um veículo autônomo (SRM: sistema robótico móvel) desenvolvido no ICMC-USP. Esse sistema executa no ambiente ROS e é programado em C++. É apresentada uma análise de cinco logs para dois métodos mais complexos do programa e são analisadas sete heurísticas propostas para gerar uma população inicial que poderia servir como semente para algoritmos de busca. Essas heurísticas são avaliadas, buscando minimizar o número de dados de entrada e maximizar a qualidade da população com base nos critérios de teste todos-nós e todas-arestas.

Link  <Slides>

Aluno: Thiago Gottardi

TituloUma estratégia de reúso de processos no contexto da engenharia de software dirigida por modelos

Resumo: No contexto da Engenharia de Software Dirigida por Modelos (MDSE), a produção  de software pode ser realizada por meio de definições de modelos. Apesar dos benefícios dessa metodologia,  diferentes domínios exigem a especificação de linguagens de modelagem e ferramentas  específicas, que, por sua vez, precisam ser desenvolvidos em conjunto com o software final. Desta forma, desenvolvedores encontram problemas ao utilizar a metodologia, além de não possuir um processo adequado que os guie em como ou quando criar ferramentas de apoio.   Após a realização de um mapeamento sistemático e de três estudos empíricos, foi identificada a carência de diretrizes e processos adequados que apoiem todo o ciclo de vida do MDSE. Além disso, um único processo não é adequado para todos os domínios,   o que exige uma estratégia para reúso de processos adaptáveis a cada projeto.   Portanto,   neste projeto,   propõe-se uma nova estratégia de reúso de processo para o MDSE em conjunto com a definição de um suporte integrado para todo o ciclo de vida do desenvolvimento de sistemas baseados em modelos. Como resultados esperados, pode-se listar: uma estratégia para adequação de processos para MDSE, um ou mais processos resultantes da estratégia com validação em casos reais de utilização, estudos que apresentem as dificuldades relacionadas a MDSE que foram ou não solucionadas e prospecções e recomendações para trabalhos futuros nesta área de pesquisa.

Link <Slides>

Nenhum comentário:

Postar um comentário