quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Seminários de 03/09

Olá pessoal!

No dia 03/09 tivemos duas apresentações: a Silvana fez uma prévia de sua quali e o Rafael compartilhou conosco a sua experiência no doutorado sanduíche. Os detalhes de cada apresentação, incluindo os slides, são dados a seguir.

Aluna: Silvana Morita Melo
Título: Definição de um Framework para Avaliação Sistemática de Técnicas de Teste no Contexto de Software Concorrente (slides)
Resumo: Várias propostas existem para apoiar o teste de programas concorrentes. De uma maneira geral, as propostas exploram a análise estática ou dinâmica, o paradigma de passagem de mensagem ou memória compartilhada, a linguagem de programação e o uso de padrões. Esses trabalhos tratam de diferentes abordagens de teste como: injeção de falhas, verificação formal, desenvolvimento dirigido a teste, execução controlada, teste de mutação, teste baseado em modelos, teste estrutural, análise simbólica, teste baseado em busca, teste de concorrência probabilística, teste de alcançabilidade e geração de casos de teste. Apesar de existirem diversas soluções, não há ainda um corpo de evidências consolidado que possibilite aos desenvolvedores de aplicações concorrentes na indústria e academia selecionar quais as técnicas, ferramentas e estudos disponíveis, apresentam as melhores relações custo/benefício, quando estes são incorporados à atividade de teste da organização. Este trabalho irá investigar as principais alternativas para a atividade de teste que vêm sendo empregadas no contexto de aplicações concorrentes, a fim de desenvolver um framework para auxiliar a avaliação sistemática dessas técnicas, facilitando a realização de estudos futuros e, principalmente, ajudando os profissionais da academia e da indústria a selecionar a melhor técnica/ferramenta de teste considerando diversos fatores de qualidade como satisfação, custo, eficácia e eficiência.


Aluno: Rafael Oliveira
Título: Estágio sanduíche na University of Maryland (College Park, MD, USA) (slides)
Resumo: Este seminário visa a compartilhar as atividades técnicas e as experiências vividas pelo aluno de doutorado Rafael Oliveira durante um ano de estágio sanduíche na Universidade de Maryland (UMD). Localizada entre as cidades de Washington-D.C. e Baltimore-MD, a singularidade em diversas áreas de pesquisa da universidade desperta a atenção de estudantes de várias regiões dos Estados Unidos e do mundo. Rafael, que é orientado pelo Prof. Márcio Delamaro, realizou colaboração de pesquisa entre o ICMC e a UMD sob supervisão Prof. Atif Memon, especialista em teste de sistemas baseados em eventos.

Muito obrigada a todos que participaram! Em especial, agradeço à Silvana e ao Rafael. As duas apresentações foram muito interessantes, principalmente para aprendermos sobre situações pelas quais passaremos um dia na Pós-Graduação: o exame de qualificação e o estágio sanduíche.

Para finalizar, algumas fotos tiradas pelo fotógrafo oficial dos eventos do LabES, Thiago Gottardi:





Até o próximo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário