Material do seminário do LabES realizado no dia 17 de setembro
O seminário contou com duas apresentações sobre os projetos de pesquisa dos alunos: Thiago Gottardi (doutorado) e Vânia de Oliveira Neves (doutorado).
Resumos dos seminários:
Aluna: Vânia de Oliveira Neves
Título: Heurísticas para seleção da população inicial de algoritmos de teste baseado em busca para software controlador de veículos autônomos
Resumo: Prévia do artigo publicado no SAST. No artigo é apresentado um estudo realizado com base em logs coletados em testes de campo de um veículo autônomo (SRM: sistema robótico móvel) desenvolvido no ICMC-USP. Esse sistema executa no ambiente ROS e é programado em C++. É apresentada uma análise de cinco logs para dois métodos mais complexos do programa e são analisadas sete heurísticas propostas para gerar uma população inicial que poderia servir como semente para algoritmos de busca. Essas heurísticas são avaliadas, buscando minimizar o número de dados de entrada e maximizar a qualidade da população com base nos critérios de teste todos-nós e todas-arestas.
Link <Slides>
Aluno: Thiago Gottardi
Titulo: Uma estratégia de reúso de processos no contexto da engenharia de software dirigida por modelos
Resumo: No contexto da Engenharia de Software Dirigida por Modelos (MDSE), a produção de software pode ser realizada por meio de definições de modelos. Apesar dos benefícios dessa metodologia, diferentes domínios exigem a especificação de linguagens de modelagem e ferramentas específicas, que, por sua vez, precisam ser desenvolvidos em conjunto com o software final. Desta forma, desenvolvedores encontram problemas ao utilizar a metodologia, além de não possuir um processo adequado que os guie em como ou quando criar ferramentas de apoio. Após a realização de um mapeamento sistemático e de três estudos empíricos, foi identificada a carência de diretrizes e processos adequados que apoiem todo o ciclo de vida do MDSE. Além disso, um único processo não é adequado para todos os domínios, o que exige uma estratégia para reúso de processos adaptáveis a cada projeto. Portanto, neste projeto, propõe-se uma nova estratégia de reúso de processo para o MDSE em conjunto com a definição de um suporte integrado para todo o ciclo de vida do desenvolvimento de sistemas baseados em modelos. Como resultados esperados, pode-se listar: uma estratégia para adequação de processos para MDSE, um ou mais processos resultantes da estratégia com validação em casos reais de utilização, estudos que apresentem as dificuldades relacionadas a MDSE que foram ou não solucionadas e prospecções e recomendações para trabalhos futuros nesta área de pesquisa.
Link <Slides>